terça-feira, 25 de maio de 2010


Olá pessoal!

Faz um tempo que não escrevo por aqui! Também pudera! Desde que comecei a trabalhar de novo, juntando com a greve que inclui a sala de computadores, nao tenho mais tempo de entrar na internet! Bem, hoje tentei chegar mais cedo para me dedicar a essa atividade que é o blog, entao vamos lá!
Postei primeiramente essa foto, que tirei no centro de Sao Paulo, no Terminal Bandeira, bem ali no Vale mesmo. Essa senhora me chamou muito a atençao: era uma moradora de rua, o que chamamos de mendiga. O dia estava bem nublado e ia chover dali a pouco. Mas o que me chamou a atençao era o fato de que ela passava esmalte em suas unhas. Parei, fiquei olhando e tentei pensar em alguma coisa. Só me veio o fato de que precisaria tirar uma foto (deveria ter ido conversar com ela). Agora só me vem uma questão à cabeça: Por que que aquela imagem impressionou tanto?

2 comentários:

  1. Bem, talvez você tenha se surpreendido porque ela não tenha casa, não tenha bens, não tem banho, provavelmente nem tem o que comer. Logo, sua dignidade humana e sua integridade física, moral, psicológica, emocional, está comprometida...
    No entanto... tem a delicadeza, o decoro, a inclinação feminina intacta. Pinta as unhas ali, no asfalto, sem ter nada mais senão sua estética, sua presença, sua figura. E, sendo dela, quem cuida é ela. E ela decidiu que ia pintar as unhas naquele dia nublado, antes de chover.

    ResponderExcluir
  2. É, eu ainda não sei direito o que pensar. Na sociedade do espetáculo, tudo aquilo que foge à "normalidade" ou aquilo que entendemos como "normal" se torna espetáculo né? Talvez aquilo rendesse um bom programa desses dominicais, onde a miséria é um bom jeito de arrecadar bons níveis de audiência.
    Pois bem, a imagem acima, causa espanto talvez porque consideramos suprir as necessidades ditas básicas antes das que consideramos supérfulas, e no que diz respeito ao mundo da mercadoria, não há essa distinção.

    ResponderExcluir