quinta-feira, 20 de maio de 2010

Funk It!


O lance é não ficar na nóia de postar um super texto cabeça toda a semana.
Aí as postagens saem com menos esforço e mais leves...

Pensamentos altos a parte, hoje vou por música aqui.
De uns tempos pra cá tenho pesquisado um pouco sobre o funk americano, especialmente o da incrível década de 1970. A pesquisa não terminou e nem termina; Sly and The Family Stone, P-Funk, Ohio Players, Rufus, Pointer Sisters, Commodores e outros fizeram discos memoráveis e agora fazem parte dos meus favoritos.

Mas pra quem não manja muito disso tudo, por onde começar, interrogação?

Na real qualquer lugar é lugar quando a música é boa, mas quero destacar Sly e Parliament porque pra mim são os grupos mais significativos. O Sly Stone (vocal e lider da banda) é um monstro sagrado, com o perdão do abuso do clichê, mas o que o e como cara canta é puro garbo e swing. No Parliament um tal de George Clinton apoiado por mais um monte de manos inventou duas bandas/estilos com direito ao que Mr. FZ chamaria de "conceptual continuity", um universo paralelo.

Cada um na sua e com a sua importância, Clinton e Sly são os caras do funk.

Sendo assim, posto uma obra prima de cada um. Do Parliament o disco Mothership Connection que é de 1976. Do Sly and The Family Stone o Fresh que é do ano 1973.

Chega de papo que o som vale muito mais a pena!


Parliament - 1976- Mothership Connection


Sly and the Family Stone - 1973 Fresh



Aproveitem pra baixar antes que a mediação abstrata (Google no caso, mas que não deixa de ser dinheiro) exclua esses arquivos.

P.S. : Se o link der pau avisem que eu posto de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário