domingo, 9 de maio de 2010

O Robertão não mudou só de nome!!


Cá estou eu, matutando com meus botões - onze para ser mais exato - a respeito das possibilidades decorrentes do início de mais um campeonato brasileiro de “trancos e pontapés” - como dizia Graciliano Ramos em sua determinada e equivocada campanha nacionalista de aversão ao football. Este, de acordo com o respeitadíssimo instituto de pesquisas mantido pelo SPFC é o campeonato brasileiro de número 40. Um número singular. Pensei e pensei durante quase um minuto; cheguei a momentânea conclusão de que aquele velho aforismo salientado pelos tiozões de trinta e tantos anos, de que a “vida começa aos quarenta”, realmente não tenha a menor razão de ser, pelo menos para, ou neste evento.... Afinal, vitalidade não é bem o que mais enxerga, nesta mais que alongada peleja, que se inicia durante a ressaca do coelhinho e se encerra com a benção do bom velhinho.
Minha atual desilusão com este quarentão, não apresenta os mesmos motivos que a pouco tempo atrás, visto o êxodo positivo de futebolistas de alto nível à terra do Rei Momo, “o monarca dos quatro dias”, ela é decorrente da sofrível ausência de grandes duelos, de embates absolutamente históricos, onde a possibilidade do novo, do surpreendente e inimaginável simplesmente acontecer é veemente. É só parar e matutar: qual o último grande momento vivido pelo Robertão renomeado? Eu lhe respondo meus companheiros; o jogo das pedaladas.
No pós pedala Robinho - que entrou para cultura popular - me recordo muito mais das pilantragens postas em prática por juízes, de apito e de martelo, que de malabarismos, calhordisses e mal “caratísmos”, elementos intrínsecos e indispensáveis aos jogadores que protagonizam os grandes épicos. O que realmente me aflige, é pensar que Neymar, Ganso e Gladiador - exatamente nesta ordem - disputarão o campeonato, podem até tornarem-se campeões, mas na história que iremos contar, por falta de foco, se perderão na multidão, serão apenas mais um, dois ou três.
Malditos pontos corridos, maldita fórmula da mesmice... as surpresas só costumam acontecer na rabeira da tabela!! Se ninguém colaborar, vide Corinthians e Grêmio no ano passado, vamos ficar na mesma dos últimos anos.
É rapaziada... ele não mudou só de nome, ele contou o cabelo, a barba, virou careta e arrumou emprego; mas é bem sucedido!!
Palpite? Tenho o mesmo de sempre. Infelizmente é certeiro e indigesto: São Paulo e Washington. Campeão e artilheiro respectivamente.

8 comentários:

  1. Ae Catatau!
    Até que enfim deus as caras!

    Mas é isso ai! Pensando a imprevisibilidade que é o futebol, na burocracia dos dias atuais ele pode ser tudo menos isso! Claro que estou falando de dois "futebois" diferentes! Mas este é um ano de Copa do Mundo! Talvez essa, ainda que de maneira romantica, ainda tenha muitas emocoes a oferecer! É isso ae! Faltam apenas 1 mes e 1 dia! Isso mesmo! 1 mes e 1 dia para Copa! E vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional texto!

    É... o Robertão não vive mais de emoções...

    ResponderExcluir
  3. Nasce a voz de Catatau para o mundo!
    Não entende nada de futebol, mas fala com propriedade de quem sabe...
    Já errou ano passado falando que o São Paulo levariao título... Errará este ano tembém, Oxalá!

    ResponderExcluir
  4. Catatau, autor de celebres frases como:

    - Pirú, certeza, esse ano agente vai ser campeão de alguma coisa!(2007 e 2009)
    - Eu tenho um parpite!
    - Diego Souza é o cara, é um dos 5 melhores meias do mundo! (2008 e 2009 repetido a exaustão)

    Minhas apostas: Cruzeiro campeão, Jonas artilheiro, revelação Lincoln - parmeirinha.

    ResponderExcluir
  5. "Diego Souza é melhor que Lionel Messi!"

    Frase solta pelo criador do post em um trabalho de campo

    pois é...
    essa é a prova concreta de que o Sr. Catatau não manja nada de futebol apesar de ter feito uma boa postagem.

    ResponderExcluir
  6. catatau, no ultimo paragrafo, vc quis dizer, cortou ou contou mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Putz.... é cortou!! Afinal, contar cabelos só é possivel na família do Cebolinha!!

    ResponderExcluir