segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Ganso é um ''urso!''

Olá leitores!

Estou debutando nessa atividade blogueirística que sempre resisti em executar por achar que não teria paciência para exercê-la com o devido carinho e acuidade. Talvez esteja fazendo isso só porque o "fardo" foi divido em 5.

Apresentações à parte, quero falar do meu mais novo ''ídolo'' nos campos de bola, Paulo Henrique, o Ganso. Hoje li um texto ótimo sobre o futebol desse rapaz http://www.conversasedistracoes.blogspot.com/, mas ainda acho que a bola desse animal que voa merece mais algumas palavras.

Sempre defendi que a posição mais incrível no futebol é a do meia armador, seja ela o camisa 10 ou não. Por isso admiro mais o Riquelme do que o Kaká, embora o brasileiro seja mais eficiente... essas porcarias do futebol do espetáculo e do pragmatismo.

Jogando bola, apesar da falta de talento, sempre tive a vontade de entender e fazer o que fizeram Zidane, Riquelme, Didi, Sócrates, Hagi e tantos outros. O passe agudo e genial, de primeira, pra frente, aquele que deixa o atacante na cara do gol pra ser ''o cara'' do jogo.

Hoje, corintiano que sou, assisto aos jogos do Santos não para ver o malabarismo dos dois leves e selecionáveis atacantes, mas sim os passes inacreditáveis do Ganso.

Podem me chamar de precipitado vocês que acham que ele não provou nada, não ganhou nada, etc., mas eu já o acho candidato a gênio da bola como não se vê nessas características desde Zidane, pois o que ele vê só ele vê.

Paulo Henrique tem características românticas de maestro da bola, aquelas que muitos já decretaram como mortas nesse futebol que consagra aos volantes seu papel principal.
Sim, estou sendo nostálgico com aquilo que quase não vi, o futebol arte.

A descoberta de Giovanni (que também foi/é craque) aparece aos olhos dos adoradores do campeonato inglês como lento mas ele dribla de maneira desconcertante, cadencia e domina o meio-campo, dá passes surpreendentes a todo tempo e quase não os erra. Em um jogo "normal" do Ganso ele coloca os companheiros na cara do gol 5, 6 vezes, impressionante!

O jogo de ontem não despertou minha observação para o futebol de Paulo Henrique, ao contrário, só confirmou que ele é um "urso", como andando denominando alguns colegas.

Um comentário:

  1. Arthur, gostei das suas considerações a respeito do Ganso...
    Acho que o estilo dele está baseado na liberdade de ser - não tem esquema. O momento é feito conforme o acontecimento. É sempre nôvo e inesperado. Dá gosto!!!!
    Entrei no texto q vc linkou, legal, mas não gosto de comparar como ele o fez.
    ...
    vc já leu "Veneno remédio"??...
    Helô

    ResponderExcluir